segunda-feira, 19 de julho de 2010

'o menino e a cerca'

"Era uma vez, um menino que tinha um temperamento difícil. Seu pai deu-lhe, então, um saco de pregos e disse que a cada vez que ele perdesse a paciência, que pregasse um prego na cerca do fundo de sua casa.
No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos na cerca. Então foi diminuindo gradualmente. Descobriu que era mais fácil conter o seu temperamento do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o menino não perdeu mais a paciência. Contou isso ao seu pai, que sugeriu que agora o menino tirasse um prego da cerca para cada dia que ele conseguisse conter seu temperamento. Então os dias foram passando e o menino pôde, finalmente, contar ao seu pai que não havia mais pregos na cerca. O pai pegou o filho pela mão, levou-o até a cerca e disse: Tu fizeste bem meu filho, mas vê os buracos na cerca. A cerca nunca mais será a mesma.
Quando dizes coisas com raiva, elas deixam uma cicatriz no coração das pessoas, como estas. Podes enfiar uma faca num homem e tirá-la. Não importa quantas vezes pedes desculpa, a ferida continuará lá. Uma ferida verbal é tão dolorosa quanto uma física. Portanto, amigos, cuidado com as palavras".
Não importas as lamentações, a ferida não passa